Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 18/04/2017 às 17h34min

Vai viajar no feriado? Confira o que checar antes de pegar a estrada

A revisão do veículo é rápida e importante para a segurança de todos. Saiba mais
compartilha nas redes sociais:
André Moraes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou pouco mais de 1.000 acidentes nas estradas federais durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 13 e 16 de abril de 2017. O número representa uma diminuição de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando mais de 1.300 ocorrências foram registradas, e reforça a importância de viajar em segurança.

Com mais dois feriados se aproximando (Dia de Tiradentes, em 21 de abril e Dia do Trabalhador, em 1º de maio), é importante ter em mente que, antes de colocar o veículo na estrada, a revisão de segurança é necessária e deve ser prioridade. “Viajar de carro pode ser uma grande aventura ou uma enorme dor de cabeça. Após sua verificação, fica mais fácil evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho”, comenta Leandro Vanni, especialista da DPaschoal.

A revisão de segurança tem como objetivo verificar o funcionamento das partes vitais do carro. As condições do sistema de rodagem precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria. O mesmo vale para os sistemas de freio, arrefecimento e os itens de segurança relacionados à visibilidade.

O que checar?

O primeiro ponto a ser observado é a bateria. Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, devem estar em ordem. Os freios são outros componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. “Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, explica Vanni.

No caso dos pneus, é importante verificar as condições e a calibragem antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. As palhetas do para-brisas também devem ser testadas. “Também é imprescindível verificar se as lâmpadas do veículo estão todas funcionando e reguladas, de forma a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário.”

Outro ponto importante a se checar é o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, conforme explica o engenheiro. “O funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, observe com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.” Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

Problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada. Portanto, outro sistema fundamental nas revisões é o de arrefecimento. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água. Não se esqueça, ainda, de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. Quanto ao extintor de incêndio, ele deve estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é infração grave e pode resultar em multas.

Revisão viajem

Veja também GERAL

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em Nova Viçosa

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em Nova Viçosa

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

Profissão de baiana do acarajé é reconhecida oficialmente

Profissão de baiana do acarajé é reconhecida oficialmente

Administração Jádina Paiva  tem aprovação de 63%diz pesquisa

Administração Jádina Paiva tem aprovação de 63%diz pesquisa

Últimas publicações