Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 20/04/2017 às 10h12min

Reprovação estimula evasão escolar, principalmente entre jovens de 15 a 17 anos

compartilha nas redes sociais:
Marco Berringer

A reprovação durante o Ensino Médio é apontada como uma das principais causas para a evasão de alunos das escolas em todo o país, principalmente entre os jovens de 15 a 17 anos. De acordo com um levantamento divulgado recentemente pela Organização Não Governamental Todos Pela Educação, 62% dos jovens brasileiros que largaram os estudos estão justamente nessa faixa de idade. São, aproximadamente, 1,5 milhão de adolescentes fora das escolas.

“No momento em que o estudante está mais próximo de decidir sobre o que pretende para sua vida, o processo é simplesmente interrompido. E, infelizmente, são raros os casos em que são retomados. São poucos os desistentes que regressam aos bancos escolares e concluem o Ensino Médio”, lamenta Fabio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país.

Para o especialista, a reprovação desestimula muitos jovens a prosseguir com os estudos por diversos fatores, podendo variar também de acordo com a realidade de cada um. “Em muitos casos, eles ficam desencorajados de rever o conteúdo de todas as disciplinas por mais um ano seguido, sendo que o mau desempenho foi apenas em uma ou duas. E entre enfrentar tudo de novo e desistir, desacreditados, muitos acabam por desistir”, acredita o coordenador pedagógico.
Algumas escolas já optam pelo método de progressão continuada para tentar reverter esse quadro. Mas, embora se mostre eficiente em países como Japão, Suécia e Noruega, aqui no país ainda encontra resistência. É o que aponta uma pesquisa de 2014 realizada com mais de 2 mil professores, encomendada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Para cada 10 professores, 6 são contra a progressão continuada.
“A pesquisa da ONG revela que apenas 58,5% dos nossos estudantes de até 19 anos concluem o Ensino Médio. É urgente melhorar esse índice, se queremos de fato formar verdadeiros cidadãos, se desejamos realmente um Brasil melhor. Para isso, nossas instituições de ensino precisam oferecer melhores mecanismos para o acompanhamento e avaliação de seus alunos, sem usar a reprovação como única ferramenta de medição do desempenho escolar”, conclui Silva.

Sobre o Ético Sistema de Ensino
Referência na área educacional, oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país. Com projetos integrados e inovadores, desenvolve materiais pedagógicos para diversas disciplinas, em diferentes plataformas, tanto para uso dos alunos como também para dar suporte aos professores, atendendo desde a educação infantil até a fase pré-vestibular.

Reprovação escolar

Veja também DESENVOLVIMENTO

Dois jovens são baleados no bairro Tancredo Neves

Dois jovens são baleados no bairro Tancredo Neves

Morar sozinho: maioria não controla gastos e fica no vermelho

Morar sozinho: maioria não controla gastos e fica no vermelho

Geddel pode deixar a prisão a qualquer momento

Geddel pode deixar a prisão a qualquer momento

Atenção acadêmicos: Colóquio é o evento científico no 5º Encontro de Cordas

Atenção acadêmicos: Colóquio é o evento científico no 5º Encontro de Cordas

Últimas publicações