Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/08/2017 às 21h03min

Nova Viçosa - Secretária de Indústria e Comércio apresenta planejamento e ações estratégicas para s próximos anos

Nova Viçosa - Secretária de Indústria e Comércio apresenta planejamento e ações estratégicas para s próximos anos
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


O secretário de Indústria e Comércio de Nova Viçosa, Jorge Cunha, reuniu na manhã desta sexta feira, 11 de agosto, na sede da secretaria, empresários, representantes de agencias financeiras, comerciantes, representantes de associações para apresentar o planejamento e ações que serão implantadas no município nos próximos anos com objetivo de alavancar a indústria e o comércio local, bem como oferecer treinamento para empreendedores individuais.

O evento começou com um café da manha e contou com as presenças do prefeito Manoelzinho da Madeira, do vice prefeito Ruberval Porto, do diretor de Industria e Comércio, Fabiano Queiroz, do diretor do Sebrae regional Alex Brito, do procurador do município, Dr. Odilar de Carvalho Júnior, do assessor especial do gabinete, Francisco Nilo, e vereadores.

Durante a palestra, Jorge Cunha mostrou os projetos que já estão em andamento e alguns que estão sendo desenvolvidos em parceria com outras secretarias. O secretário detalhou as ações que estão sendo feitas em Posto da Mata com o objetivo de fortalecer as indústrias da região, tornando-as competitivas e buscando parcerias para fomentar a mão de obra local e a geração de renda.

Jorge destacou as parcerias com o SEBRAE, DesenBahia e outras agencias financeiras na concretização dos projetos como jovem empreendedor, Estudante do Futuro, fortalecimento do artesanato local e incentivo e capacitação de vendedores individuais e ambulantes. O secretário destacou a construção da praça “Encontro de Gerações” “uma praça moderna, onde as famílias vão poder desfrutar de comidas típicas, palco cultural para incentivar as novas gerações de artistas, mesas para jogos de adultos e crianças e academia ao ar livre” disse Cunha.

O mercado do peixe é outro projeto já em fase de acabamento e a novidade é o triturador de carcaça de peixe, depois de triturado esse material será jogado nas águas e servirá de comida para os peixes ao invés de ser descartado na margem do rio como é feito atualmente. Ainda no mercado do peixe, a prefeitura vai fazer o calçamento da praça e futuramente, o cais onde o turista poderá chegar com maior conforto ao mercado para adquirir o seu peixe.

 Fabiano Queiroz, empresário de Posto da Mata e agora diretor de indústria e comércio, destacou a importância das ações que estão sendo desenvolvidas junto as empresas no crescimento da economia local. Fabiano destacou o crescimento de empresas madeireiras que vem crescendo e gerando emprego e renda no município.

Alex Brito, disse que os projetos elaborados pelo ex mestre Jorge Cunha, vem para contribuir com o desenvolvimento do município porque busca capacitar os envolvidos e desenvolver parcerias, isso é fundamental, pois é com o fortalecimento das pequenas empresas que o país pode sair da crise, disse o diretor regional do SEBRAE.

O vice-prefeito Ruberval, acredita que esse planejamento estratégico vai resultar em ações baseadas em aspectos financeiros e não-financeiros, compreendendo que algumas ações podem parecer inviáveis sob o ponto de vista econômico, mas positivas quando apresentarem ganhos sociais para o Município. E finalizou: “Por isso, é importante que essas diretrizes sejam definidas de forma participativa, envolvendo o maior número de segmentos da sociedade”.

O prefeito Manoelzinho falou da importância do trabalho desenvolvido pelo secretário Jorge Cunha e sua equipe. “é preciso investir em nosso município, incentivar nossas empresas e nossos pequenos produtores, pois são eles que alavancam o emprego e a geração  renda em nosso município, as possibilidades são muitas e com capacitação e assessoria o comércio se prepara para atender o nosso turista, nosso maior fonte de economia” disse o prefeito que também falou das burocracias das leis atuais no setor público. Segundo Manoelzinho é muito difícil pequenas empresas do município concorrer em licitações pequenas com empresas que vem de todos os cantos do país, pois além de tirar a chance do pequeno empresário trabalhar no município o produto fica ainda mais caro, pois o serviço como transporte, aluguel, alimentação e outros serviços são embutidos na licitação, isso inclui até o pãozinho da merenda, concluiu o gestor.

N. Viçosa Planos estratégicos Jorge Cunha

Veja também DESENVOLVIMENTO

Suspeito de tráfico no bairro Santa Rita morre em confronto com o PETO e a RONDESP

Suspeito de tráfico no bairro Santa Rita morre em confronto com o PETO e a RONDESP

Prefeitura de Nova Viçosa apresenta planejamento estratégico para empresários em um café da manhã com a imprensa

Prefeitura de Nova Viçosa apresenta planejamento estratégico para empresários em um café da manhã com a imprensa

Itanhém- Jovem com necessidade especial é estuprada pelo primo, estuprador foi preso

Itanhém- Jovem com necessidade especial é estuprada pelo primo, estuprador foi preso

Seleção de Itamaraju goleia Sport Clube Linharense em último amistoso

Seleção de Itamaraju goleia Sport Clube Linharense em último amistoso

Últimas publicações