Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 09/06/2017 às 07h52min

Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece situação de emergência em Medeiros Neto; portaria vale por 180 dias

compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola/Ascom

Nesta quarta-feira (7), O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu, em mais dois municípios do extremo sul baiano, estado de emergência.

Na publicação, a cidade de Medeiros Neto aparece em situação de emergência por conta da forte estiagem na região, que ocorreu nos primeiros meses do ano, deixando localidades como Vila Mutum e Itupeva em situação de seca extrema, comprometendo, inclusive, o abastecimento de água potável no povoado da Vila Mutum que, até a presente data, não possui água suficiente para o abastecimento de sua população.

Ainda de acordo com informações da ADAB, neste longo período de estiagem, ocorreu uma enorme perca do rebanho bovino da região e prejuízos de valores consideráveis na agricultura. Nos últimos dias, o município ainda tem recebido visitas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - BAHIATER (antiga EBDA).

Muito embora a estiagem tenha passado, essas regiões ainda sentem os sintomas da seca, pois atingiu riachos, açudes e córregos, e levou nascentes e poços à extinção total.

Com o reconhecimento do Ministério da Integração Nacional, doestado de emergência, o município se torna apto ao recebimento de políticas de recuperação de nascentes, construção de açudes, barragens e perfuração de poços e visa especialmente a prevenção, no sentido de adotar medidas para que isso não mais aconteça nessas localidades. A portaria vale pelos próximos 180 dias.

Medeiros Neto estiagem

Veja também POLíTICA

Projeto teixeirense de artes classifica-se entre os 10 melhores da Bahia

Projeto teixeirense de artes classifica-se entre os 10 melhores da Bahia

Obras do Atacadão começam nesta segunda feira (12) em Teixeira de Freitas

Obras do Atacadão começam nesta segunda feira (12) em Teixeira de Freitas

Morador de Vila velha é morto á facadas na festa de aniversário de Itanhém

Morador de Vila velha é morto á facadas na festa de aniversário de Itanhém

Nova Viçosa: presidente da Câmara, vereador Anastácio, usa recesso parlamentar para cobrar demandas  com o governo do Estado.

Nova Viçosa: presidente da Câmara, vereador Anastácio, usa recesso parlamentar para cobrar demandas com o governo do Estado.

Últimas publicações