Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 19/05/2017 às 16h29min

Itamaraju -CREAS realiza ato no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Itamaraju -CREAS realiza ato no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
compartilha nas redes sociais:
Henrique Peixoto


A Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Itamaraju, através de ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação se mobilizaram na divulgação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino.

As ações que integram as secretarias municipais buscam esclarecer a sociedade e público alvo “crianças e adolescentes”, sobre os cuidados e formas de denunciar a violação dos de direitos, e enfrentamento da problemática entre as mais diversas classes sociais.

As ações iniciaram no dia 2 de maio com diversas atividades envolvendo diversas instituições e departamentos. A campanha nacional ganhou um grande reforço em combate a exploração, sendo realizado o 1º concurso de redação. Tema: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 06 escolas do município participam do projeto que amplia os cuidados a serem tomados.

Durante as visitas nas escolas municipais o CREAS realizou palestras com objetivo de orientar os alunos na hora da produção textual, além de identificar possíveis casos que poderia estar sendo vivenciado com alguns educandos. Dando seguimento as atividades, foram realizadas blitz em postos de combustíveis que ficam ás margens da BR 101 e panfletagem no perímetro urbano do município.

Durante a tarde de quinta-feira (18), foi realizada na Câmara de Vereadores de Itamaraju, a culminância do projeto, premiando diversos alunos que participaram do concurso.

Participaram do evento o Subtenente César, representando a 43ª CIMP, Sargento Jewson Padilha, EB - Tg 06.025, Polícia Civil - Carla Lorena, Prefeito Marcelo Angênica, Vice Téa, Juciara Pereira, Secretária municipal de Educação, Fabiana Angênica, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social,  a estudante Maria Vitória Alves, representando os alunos do município, Procurador do Município, Elton Moitinho, secretariados e comunidade local.

O público acompanhou diversas apresentações realizadas através das escolas participantes, que fez alusão á campanha 18 de maio de forma cultural e educativa. Após a nota dos jurados, três escolas conquistaram lugares de destaques na competição. No critério apresentação o  1º lugar  ficou com a Escola Reitor Edgard Santos, já o  2º lugar foi conquistado pela Escola Municipal Otávio Mangabeira, e o  3º lugar ficou com a Escola Benedita Malaquias do Nascimento.

Em seguida foram premiados os dos três vencedores na categoria “Redação”.  A aluna Maria Eduarda Borges de 14 anos de idade da  Escola Maria D`Ajuda, ficou com o 1º lugar e ganhou 1 Smartphone, o 2º lugar ficou com Manoel Fernandes de Jesus Júnior de 15 anos, aluno da Escola Presidente Médici  e  ganhou como prêmio, o vencedor do 3º lugar ganhou 1 Mochila e 1 Kit Escolar.

A campanha Nacional “18 de Maio Faça Bonito”, contou com o poio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Ministério Público (MP), Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Conselho Tutelar (CT), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Apoio a Saúde na Família - NASF.

Itamaraju evento CREAS

Veja também POLíTICA

Ex-prefeito de Itamaraju é multado por irregularidades em licitação

Ex-prefeito de Itamaraju é multado por irregularidades em licitação

Divulgada a programação da Festa de São Bernardo em Alcobaça

Divulgada a programação da Festa de São Bernardo em Alcobaça

Teixeira de Freitas ganha  primeiro curso superior de música em  universidade pública

Teixeira de Freitas ganha primeiro curso superior de música em universidade pública

Prefeito é preso acusado de pedofilia

Prefeito é preso acusado de pedofilia

Últimas publicações