Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/08/2017 às 09h59min

Itabatan se une em favor de suas crianças e implanta o Orquestrando Futuros

“A partir de hoje, as crianças, adolescentes e jovens de Itabatan, ganham mais uma ferramenta a favor de suas vidas, de seus futuros”, comemorou o maestro Orley Silva.
compartilha nas redes sociais:
Ascom

O mais popular programa do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) acaba de chegar a Itabatan: o Orquestrando Futuros. O modelo que começa a ser instalado é o mesmo que já deu certo em Teixeira de Freitas, município sede o Instituto. Além de ensinar valores éticos e morais, promover a responsabilidade e a disciplina, o Orquestrando Futuros, verdadeiramente, forma músicos, eleva os meninos e meninas. Muitos são os exemplos de superação. Além disso, o ensino da música erudita cria novo panorama cultural na região, com calendário de eventos, fomento ao turismo e até incremento econômico.

A história da chegada do Orquestrando Futuros em Itabatan, foi cheia de emoção. O dito popular ensina que “depois da tempestade vem a bonança” e, foi bem próximo a isso o que aconteceu com parte da equipe do ICED na manhã de quarta-feira, 09. Conforme foi divulgado na imprensa, eles passaram por um susto na estrada, mas depois tiveram grande alegria por levarem, por meio do ICED, essa conquista importante para as crianças e jovens.

A apresentação do Programa foi feita na Primeira Igreja Batista de Itabatan. Foi ali que a plateia se formou. Estavam lá, a secretária municipal de Administração Cleudi Marques de Souza Simões, a secretária de Educação Jane Claudia Queiroz, a secretária de Assistência Social Eliane Cândido, além dos vereadores José Mendes, o “Zé do Boi”, presidente da Câmara, Agnaldo “Sem Teto”, vice-presidente e Isaías. O Major PM Anilton Almeida, a analista comercial do SICOOB, Marinalva Teixeira e a diretora escolar Manis Patrícia, também acompanharam.

As autoridades assistiram à apresentação artística e, em seguida, uma explicação técnica do funcionamento do Programa Orquestrando Futuros. E, ficou decidido: Itabatan terá um polo do Orquestrando Futuros! “A partir de hoje, as crianças, adolescentes e jovens de Itabatan, ganham mais uma ferramenta a favor de suas vidas, de seus futuros”, comemorou o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED.

Orquestrando Futuros chega ao coração da gestão

Em um formato pouco evidenciado, a implantação será realizada a partir da junção de esforços do executivo, legislativo, iniciativa privada e sociedade civil, unidos para custear e manter o trabalho que será desenvolvido no complexo educativo da Primeira Igreja Batista de Itabatan. A participação do município depende de questões burocráticas, mas como afirmou a secretária de Administração e primeira dama, Cleudi “é um Programa que já está no coração da gestão, com certeza”.

O Orquestrando conquistou também a secretária de Educação, que defende a união da educação com projetos sociais “para que se eduque para a vida”, pois, conforme argumenta “os problemas enfrentados pela educação, precisam de iniciativas que extrapolam a grade curricular comum”.

O presidente da Câmara disse que pela primeira vez assistia a uma apresentação do grupo e que estava totalmente a favor do trabalho, assim como, à disposição do pastor Elífio Evangelista Morais Junior, que abriu a Igreja para o Programa, fazer “algo de extraordinário”, como definiu o Major Anilton. Já o vereador Agnaldo disse que “é uma honra ter o projeto em Itabatan”.

Assim, com a agenda cumprida e a satisfação do bom resultado para Itabatan, o grupo do ICED retornou para Teixeira de Freitas, onde recebeu apoio de amigos, colegas, familiares e incentivadores, em manifestações por redes sociais, telefonemas e mesmo presencialmente.


Itabatã Orquestrando Futuros

Veja também DESENVOLVIMENTO

Vice-PGE defende que omissão em prestação de contas de campanha pode configurar crime eleitoral

Vice-PGE defende que omissão em prestação de contas de campanha pode configurar crime eleitoral

Estudantes da rede estadual conquistam  mais dois prêmios na Campus Party

Estudantes da rede estadual conquistam mais dois prêmios na Campus Party

Jucuruçu : ‘’Galo Cego’’ é preso com várias pedras de crack

Jucuruçu : ‘’Galo Cego’’ é preso com várias pedras de crack

Gestão municipal inicia projeto de manutenção da iluminação pública em Medeiros Neto

Gestão municipal inicia projeto de manutenção da iluminação pública em Medeiros Neto

Últimas publicações