Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 12/07/2017 às 14h23min

Governo inicia recadastramento de servidores ativos na próxima segunda-feira

Governo inicia recadastramento de servidores ativos na próxima segunda-feira
compartilha nas redes sociais:
Fonte: Ascom/Saeb

O Governo da Bahia vai recadastrar 150 mil servidores públicos ativos. O processo será realizado entre 17 de julho e 13 de agosto. O recadastramento deve ser feito exclusivamente via internet, por meio do Portal do Servidor ou diretamente no site do recadastramento, com a mesma senha usada para acessar o contracheque online. Aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades previstas no capítulo V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/1994).

O objetivo da ação é a validação dos locais e a jornada de trabalho dos servidores, bem como atualizar informações cadastrais dos servidores, a fim de operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado. “Além de balizar informações importantes para os novos gestores da Administração estadual, o resultado deste recadastramento servirá para identificar a existência de possíveis inconformidades, tais como o acúmulo indevido de cargos e a incompatibilidade de horários de trabalho”, explica o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O recadastramento contempla, basicamente, o preenchimento de um formulário. O processo é simples e rápido. Alguns campos – alteráveis ou não – já vão aparecer preenchidos na tela, com dados básicos. Os campos em branco, que forem de caráter obrigatório, deverão ser informados pelo servidor, assim como local de trabalho, regime de contratação e jornada de trabalho. Determinadas informações solicitadas no formulário serão específicas para cada secretaria. 

Segunda etapa 

Na segunda etapa do recadastramento, as Diretorias Administrativas de cada órgão vão cadastrar no sistema os nomes, números de matrículas e e-mails dos chefes imediatos de cada servidor. Já na terceira e última etapa, os chefes indicados pela coordenação de recursos humanos de cada unidade irão validar as informações fornecidas na primeira etapa, confirmando-as ou não. Após a validação, a Corregedoria Geral da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (CGR/Saeb) será acionada no sentido de verificar as inconsistências e corrigi-las. Paralelamente, os dados validados ficarão numa base temporária e posteriormente comparados com os dados do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH). 

O recadastramento de servidores inativos, feito anualmente na modalidade presencial, não tem nenhuma relação com a atualização cadastral de ativos que será realizada pelo Governo a partir do próximo dia 17. Implantado em fevereiro de 2015, através do Decreto nº 15.960, o recadastramento de ativos é realizado a cada dois anos. No primeiro processo, 148.281 servidores se recadastraram (97,17% do total). Do montante de servidores que não se recadastraram, 310 saíram da folha de pagamento, ou seja, deixaram de receber os vencimentos.



Bahia recadastramento funcionários publicos

Veja também POLíTICA

Acusado de tráfico é preso com drogas no Caminho do Mar em Teixeira de Freitas

Acusado de tráfico é preso com drogas no Caminho do Mar em Teixeira de Freitas

Aumento de imposto na gasolina terá impacto de 0,5 ponto sobre inflação oficial

Aumento de imposto na gasolina terá impacto de 0,5 ponto sobre inflação oficial

Festival do Chocolate e Cacau apresenta novos produtos em Ilhéus

Festival do Chocolate e Cacau apresenta novos produtos em Ilhéus

Vídeo mostra PM e vigilante sendo mortos por ladrões de banco em Minas

Vídeo mostra PM e vigilante sendo mortos por ladrões de banco em Minas

Últimas publicações