Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 13/04/2017 às 11h22min

Feriado: veja dicas de segurança para os pneus de seu veículo

Dicas
compartilha nas redes sociais:
Fernando Furgulin


Para quem vai aproveitar os feriados de abril (Páscoa, Tiradentes e 1º de Maio) é hora de começar a fazer as malas e checar os detalhes da viagem. Se você está pensando em pegar a estrada de carro, uma parte importantíssima dos preparativos é a verificação do veículo que será usado. Entre os itens que precisam passar por uma revisão estão os pneus. E para ajudar os motoristas nesta tarefa, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) reuniu algumas informações importantes sobre o assunto.

 

Como saber se está na hora trocar os pneus

Para ajudar os motoristas a identificar quando está na hora de trocar o pneu, existe um indicador que fica na própria banda de rodagem, a parte do pneu que entra em contato com o solo. A banda é onde está o "desenho" do pneu, como os motoristas costumam chamar. O indicador tem um nome que poucos conhecem, mas é muito simples de achar. Tecnicamente, ele é chamado de "Tread Wear Indicator" (TWI). É uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.

 

O que fazer antes de pegar a estrada

Em primeiro lugar, o motorista deve checar se o pneu não está próximo da marca de 1,6 mm, como explicado no item acima. Se estiver, a troca deve ser providenciada antes da viagem. Vale considerar que se for uma viagem longa e o motorista verificar que o pneu está quase chegando na marca de segurança, mas ainda daria para rodar um pouco mais, o mais seguro é trocar antes da viagem para evitar que o pneu fique careca no meio do caminho. O motorista também não deve se esquecer do estepe. Ele tem que estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

 

Como calibrar

Os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indicação do manual do veículo e indicações do fabricante. Antes de viajar, certifique-se sempre que a pressão dos pneus esteja regulada. Se for uma longa viagem, com o veículo a plena carga, isto é, com condutor mais 3 ou 4 passageiros e bagagens, consulte novamente o Manual, pois conforme o veículo, a pressão dos pneus deverá ser aumentada ou poderá sofrer alterações dependendo se os pneus são dianteiros ou traseiros. Lembre-se que veículo com a pressão errada tem seu desempenho comprometido. A baixa pressão é especialmente nociva, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. A pressão dever regulada com os pneus frios.

 

Balanceamento e alinhamento

O controle do balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados, quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.

 

Segurança na chuva

Chuva e pneu careca formam uma combinação perigosa. A aquaplanagem ocorre, por exemplo, quando a quantidade de água retida na área de contato entre pneu e pista supera a capacidade de escoamento dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Forma-se então uma película de água entre o pneu e a pista e ocorre a perda do contato. Se os sulcos já estão gastos e o pneu está careca, a ocorrência de aquaplanagem é quase certa. Quanto menor a profundidade dos sulcos da banda de rodagem, maior a probabilidade de aquaplanagem em caso de fortes chuvas e em pistas de estradas com má ou irregular drenagem das águas pluviais. Com os pneus carecas o risco é gravíssimo. Portanto, é importante estar sempre com os pneus em ordem. E em caso de fortes chuvas, seja como for, por uma questão de segurança é sempre recomendável reduzir a velocidade.

 

Escolhendo o pneu adequado

Pneus de automóveis são desenvolvidos para fazer parte das características do automóvel, seja ele um veículo pequeno e econômico ou um esportivo de alto desempenho. Diferentes veículos, portanto, necessitam de pneus de concepções absolutamente diferentes e coerentes com as exigências de cada um. Para saber o pneu adequado para um veículo, o proprietário deve consultar o manual do veículo, onde o fabricante indica o tamanho ou os tamanhos de pneus adequados e seus índices de carga e velocidade.

Brasil viagem segura

Veja também GERAL

Prefeito Timóteo Brito confere o inicio do asfaltamento da Avenida São Paulo

Prefeito Timóteo Brito confere o inicio do asfaltamento da Avenida São Paulo

  Criança de 12 anos era estuprada pelo professor  desde os 11 anos em Mucuri

Criança de 12 anos era estuprada pelo professor desde os 11 anos em Mucuri

Onça pintada no Sul da Bahia: primeiro registro em mais de 20 anos

Onça pintada no Sul da Bahia: primeiro registro em mais de 20 anos

Droga avaliada em 6 milhões é apreendida na Bahia

Droga avaliada em 6 milhões é apreendida na Bahia

Últimas publicações