Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 03/08/2017 às 16h12min

Falta de vitamina D afeta 85% das mulheres com infertilidade

Levantamento realizado pelo RDO Diagnósticos Médicos, com 11 mil pacientes atendidas nos últimos 10 anos, mostra que a deficiência da substância está entre os fatores responsáveis pela dificuldade de engravidar
compartilha nas redes sociais:
Ana Vinhas


Com a baixa exposição ao sol no inverno, pode ocorrer uma queda nos níveis de vitamina D no organismo. Importante em várias funções, como a absorção de cálcio e fósforo, a substância também é essencial na reprodução humana. Um levantamento realizado pelo RDO Diagnósticos Médicos, com 11 mil pacientes atendidas nos últimos 10 anos, mostra que 85% das mulheres com infertilidade sem causa aparente apresentam deficiência da vitamina.


“A vitamina D é fundamental para implantação do embrião. A sua deficiência pode ser até causa de aborto”, afirma o Dr. Ricardo de Oliveira, diretor médico do RDO. Estudos têm apontado a relação entre a sua dosagem e a capacidade reprodutiva da mulher. Os baixos níveis da substância também estão relacionados a doenças autoimunes, infecciosas, cardiovasculares, cânceres, entre outras.


Classificada por alguns pesquisadores como hormônio, ela é metabolizada no organismo pela exposição da pele ao sol. Um indício de seu efeito é observado na diminuição da fertilidade nas estações frias do Hemisfério Norte. “Quando morei em Boston, por exemplo, chamava a atenção a queda do índice de gestação no período do inverno, porque todo mundo estava com baixo nível de vitamina D”, explica o diretor do RDO.


Tanto para quem quer engravidar, como para as gestantes, é indicada a avaliação dos níveis da no organismo e, se necessário, a reposição. “Uma dose de 28 mil unidades de vitamina D por semana para a gestante já diminuem as complicações pela metade”, orienta o Dr. Ricardo. O RDO oferece painéis de exames que incluem a avaliação da dosagem da vitamina D.


Fonte de vitamina
O ideal é tomar sol por pelo menos 30 minutos por dia, no começo da manhã ou final da tarde, com a maior parte do corpo descoberta, como pernas e braços. Alguns alimentos também podem ser fonte dessa vitamina, como bacalhau, salmão selvagem e ovos. Além disso, existe a suplementação de vitamina D prescrita por médico, em cápsula, gota, comprimido sublingual ou injeção.
Sobre o RDO Diagnósticos Médicos


Trata-se de um moderno centro de diagnósticos, que oferece atendimento totalmente personalizado e individualizado. Entre suas especialidades, o RDO realiza exames nas áreas de medicina laboratorial, incluindo imunologia, genética, medicina fetal, endoscopia digestiva, histeroscopia e medicina ultrassonográfica.


O diferencial do RDO Diagnósticos Médicos é a investigação dos aspectos imunológicos da infertilidade em reprodução humana, principalmente os casos de perdas gestacionais repetidas, abortos recorrentes, falhas de implantação embrionária em ciclos de fertilização assistida (FIV/ICSI), infertilidade sem causa aparente (ISCA), nova área da medicina reprodutiva que contribui para o auxílio casais que desejam ter filhos.


Ricardo de Oliveira, diretor e fundador do RDO, é médico pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, uniu sua experiência de mais de 40 anos em medicina Laboratorial a uma equipe seleta de profissionais titulados em altos níveis de suas especialidades, para oferecer o que há de melhor e mais moderno em medicina diagnóstica.


Foi fundador, diretor e vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento da Hemagen Diagnostics, INC, 9033 Red Branch Rd, Columbia, MD 21045, EUA, entre 1985-2000.


Atuou como diretor nos laboratórios e como professor convidado na Boston University School of Medicine, MA 02215, EUA (1984-1985); Professor da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo; Diretor dos Laboratórios Centrais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade S. Paulo e Hospital do Câncer (A. C. Camargo), São Paulo. Tem mais de 100 trabalhos científicos e 500 “Abstracts” publicados.

Infertilidade mulheres vitamina D

Veja também MULHER

Mais um corpo é encontrado em Belo Cruzeiro, distrito de Mucuri

Mais um corpo é encontrado em Belo Cruzeiro, distrito de Mucuri

Oficina de dança dá início ao projeto Escolas Culturais em Itabuna

Oficina de dança dá início ao projeto Escolas Culturais em Itabuna

Dois novos hospitais e quatro policlínicas serão inaugurados até outubro na Bahia

Dois novos hospitais e quatro policlínicas serão inaugurados até outubro na Bahia

Rui entrega ambulâncias para reforçar a saúde em 22 municípios

Rui entrega ambulâncias para reforçar a saúde em 22 municípios

Últimas publicações