Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/08/2017 às 18h42min

Elaboração do Plano de Saúde de Teixeira de Freitas é discutido na VI Conferência

VI Conferência de saúde
compartilha nas redes sociais:
Neuza Brizola


Com o tema “Gestão participativa no SUS: Desafios para Integralidade na Saúde” VI Conferência Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, teve inicio na noite desta quinta feira, 10 de agosto, no auditório do Lord Plaza Hotel e contou com a presença do perfeito Timóteo Brito, do ex Secretário de Saúde do Estado e deputado estadual, Jorge Solla, do Diretor Regional de Saúde do Estado, Rodrigo Kuada, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Felix, da coordenadora geral da conferência, Isabela Maria Gomes, do representante do Conselho Estadual de Saúde, Márcio Santos, secretários municipais, e autoridades.

 Conferência é uma deliberação do Conselho Nacional de Saúde e auxilia os gestores na elaboração do Plano de Saúde do município, é também uma oportunidades para a população expor sua necessidades, transformando-as em propostas que vão melhorar a oferta da saúde para a população, explicou Isabela Maria, coordenadora.

A VI Conferência Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas teve como objetivo elaborar o Pano de Saúde 2018- 2012, a partir de um diagnóstico da situação da saúde municipal e das propostas aprovadas no relatório da Conferência Municipal, e assim qualificar ainda mais o trabalho da gestão em seus próximos dois anos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Felix, o SUS é um patrimônio dos Brasileiros e por isso, é de fundamental importância esses discussões que buscam melhorias no sistema, e de fundamental importância na sobrevivência da sociedade que necessitam de seu atendimento, disse Felix na abertura do evento.

Já o deputado federal Jorge Solla falou das dificuldades enfrentadas na saúde, mais também dos avanços conquistados ao longo dos anos. Solla lembrou-se da implantação da UTI em Teixeira de Freitas ainda na sua gestão como secretário estadual de saúde e do primeiro paciente a ser tratado na unidade, um índio que veio de Vitória-ES em um avião do governo. O deputado prometeu que a parceria do governo do Estado com Teixeira de Freitas vai continuar e que o município continuará sendo referencia no extremo sul da Bahia, prometeu Jorge Solla.

O prefeito Timóteo Brito, destacou as dificuldades encontradas quando assumiu seu governo e o que está sendo feito para oferecer saúde de qualidade aos cidadão teixeirenses e de outas cidades circunvizinhas e outros estados como Minas Gerais e Espírito Santo que vem a Teixeira de Freitas em busca de tratamento “Hoje estamos debatendo e procurando alternativas de vida para a saúde, mais prometo que vamos transformar a saúde de Teixeira de Freitas em um exemplo para a Bahia e para o Brasil até o final do meu mandato”, concluiu Timóteo.

A Conferência continuou durante todo o dia desta sexta feira (10), no Campus X da Uneb com discussões e debates entre os participantes, mediados por profissionais da saúde e representantes da comunidade. Os temas foram divididos em Eixos que foram transformados em documentos que irão nortear as ações do SUS pelos próximos anos no município.

Fotos: Paulo Di Souza

Teixeira Conferência saúde

Veja também SAúDE

5ª Conferência Municipal de Saúde de Alcobaça discutiu o fortalecimento da atenção básica com participação social

5ª Conferência Municipal de Saúde de Alcobaça discutiu o fortalecimento da atenção básica com participação social

Discussão em bar termina com uma pessoa morta no São Lourenço

Discussão em bar termina com uma pessoa morta no São Lourenço

Homem é morto a tiros no interior de Itamaraju

Homem é morto a tiros no interior de Itamaraju

Sete motivos que levam as pessoas a gastarem mais do que ganham e se endividarem

Sete motivos que levam as pessoas a gastarem mais do que ganham e se endividarem

Últimas publicações