Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/08/2017 às 16h35min

Eisenhower Moreno aquece a cultura de Teixeira com Cursos de Formação Teatral para Adultos e Crianças

compartilha nas redes sociais:
Ascom

Eisenhower Moreno é um artista de projeção internacional, que além de uma formação acadêmica específica, traz na sua bagagem profissional experiências em mais de sessenta projetos dedicados as artes cênicas como: Ator, Diretor, Dramaturgo, Empresário, Produtor, Coreografo, Criador de figurinos, cenário, iluminação, Professor de teatro, composições musicais, designer gráfico e criação e edição de trilhas sonoras.


A partir do dia 04 de setembro, o Auditório Shopping Teixeira Mall Center será o cenário onde atuará, nos próximos três meses, ministrando doisCursos de Formação Teatral: Construindo a Arte de Ser, para Adultos e também Criando e Crescendo, dedicado ao público infantil. As vagas são limitadas!

As inscrições podem ser realizadas na página da Cia http://elproducoesartisticas.blogspot.com.br/. Ou através do Tel / Whatsapp (73) 99940 -3977.

O evento Cultural é uma iniciativa privada, fruto da união entre EL Produções Artísticas, empreendimento cultural do ator em sociedade como o Jornalista, Cenógrafo, Figurinista e Produtor Leandro Costa, com as empresas teixeirenses FDJ Criativa e MSEF - Marketing Digital, representadas pelas empreendedoras Thamires Rainer e Thayná Souza, responsáveis pela produção local.

“Estes cursos fazem do Projeto Arte Viva, uma variação de modalidades artísticas apresentadas no formato de cursos, oficinas, eventos e espetáculos. Que estará sendo executado em Teixeira e região”. Conta-nos Eisenhower.

A imagem gráfica do curso adulto, traz Eisenhower Moreno caracterizado de Dr. Jekyll, um dos personagens que  levou o ator aos palcos de Londres e da primeira dama da Argentina Eva Perón.  

“Essas imagens foram escolhidas, não somente como um apelo estético, mais por que  ilustram efetivamente seguimento dos cursos. Sempre direciono a minha criação autoral para o complexo processo da mutação. Me desconstruo para construir um ser único e com personalidade original.   Inspirado nesse seguimento continuo de investigação é que nasce as bases da metodologia dos cursos Construindo a Arte de Ser Criando e crescendoUm processo intenso, ágil, de compreensão do funcionamento dos mecanismos que envolvem as etapas da criação teatral até chegar ao palco. Essa percepção nos permite organizar e administrar a razão e emoção, espontaneidade e técnica, as ideias e a criatividade no ato da exposição. Tenho o cuidado de orientar o ator/aluno/investigador, a racionalizar as formas de utilizar o método para seu benefício cotidiano, para que possam desenvolver a sua performance pessoal, interpessoal e habilidades de comunicação e expressão verbal e não verbal. O curso está preparado para aqueles que desejam viver experiências únicas, com fins artísticos, didático ou de autoconhecimento, que só o teatro é capaz de proporcionar. Um encontro consigo e com o outro, com os outros! Revele-se, permita-se descobrir novas possibilidades de expressar a sua essência! Vamos fazer teatro! ” Acrescenta Eisenhower Moreno.

Construindo a Arte de Ser, será realizado para a faixa etária a partir dos 13 anos. Todas às segundas e terças de 18:30h às 21:00h.

Um aliado na potencialização da consciência criativa na exposição dos sentimentos e ações. Esse processo investigativo gera experiências únicas, enfatizando não apenas o produto final da atividade, mas os momentos vividos.

 

Criando e crescendo- Infanto-Juvenil, para pessoas a partir de 06 anos até 12 anos, funcionará todas às segundas, no período matutino de 9:00h à 10:30h o no vespertino 15:30 à 17:00h.

No período do crescimento, de forma lúdica e repleta de teatralidade, estimulamos a motivação da criança para desvendar e conquistar o mundo através da arte.

É muito importante ressaltar, que a realização deste projeto não seria possível sem a parceria com as empresas teixeirenses, comprometidascom a desenvolvimento cultura da cidade: Ramagrafi, Borges uniformesRed Lanches, Momento ContabilidadeTemac, Auto escola TeixeiraVereador Jonathan MolarEscola de Música Villa-Lobos, Shopping Teixeira MallSite Bahia Extremo Sul, Rádio Caraipe 100,5 FMRádio Cidade 87,9 FM, Site Vida Diária. Esse é o elenco, que atualmente faz  parte da nossa campanha #EU SOU A CULTURA DA MINHA, que será lançada muito breve em nossas mídias sociais.

Porque fazer teatro?

O teatro tem como instrumentos principais de trabalho: o corpo, a voz e a alma. O teatro, nos permite agregar os mais diversos veículos de expressão (música, dança, literatura, artes plásticas, multimídia...) e explorar os seus efeitos, obedecendo apenas aos limites da criatividade. Nos convoca para a construção de um cotidiano mais reflexivo, sensível, comprometido com o equilíbrio da saúde física e mental, com a dignidade e a organização do planeta.

-Objetivos do curso

*Exercício de argumentação, capacidade de improvisar, lógica, raciocínio, coerência, memória e imaginação.  

*Concentração, disciplina e energia: Responder aos estímulos de forma rápida, espontânea e criativa.

*Autocontrole no momento da exposição em público. Vencer a timidez.

*Expansão do repertório cultural.

*A voz que materializa o texto e os muitos sentidos do sentir. Respiração, projeção, articulação e musicalidade.

*O corpo que transmite o que está além da palavra. Postura, ritmo, equilíbrio e relaxamento, coordenação motora... 

*Estruturação da natureza artística. Sensibilidade e intuição.

*Incentivo a formação de companhias teatrais.

 

Breve currículo de Eisenhower Moreno

Mantém uma carreira internacional desde o ano de 2002, na Europa. Na sua trajetória compõe a ficha técnica de mais de 60 projetos, nacionais e internacionais. Iniciou carreira artística no ano de 1978 na Bahia. Formado em Artes Cênicas, na Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1990 atuou como professor de Educação Artística, no Instituto Menino Deus, Bahia. Em 1994 fundou a Cia ArtShow.  Entre uma variedade de trabalhos, destaque para a trilogia musical para a família (PIMPBRUXBLIX, Castelo de Sonhos e Um Dia de Formiga), em cartaz em todo Brasil por mais de nove anos ininterruptos. Em 1998, esteve como Professor de Teatro e fundou a Cia É Pra Brincar, na Escola Espaço Livre, Rio de Janeiro. Desenvolveu os projetos de formação de plateia, O teatro vai à Escolae O Teatro em função da Educação, onde espetáculos e cursos de teatro eram utilizados em atividades pedagógicas. Em 2002, seguiu para Espanha para integrar aos projetos: “Belle Otero- O corpo que fala” e “Aurora Rodríguez e a sua boneca de carne” da autora Galega Marga do Val, o clássico do terror “A Volta do Parafuso” de Henry James na Cia Arte Livre. Desenvolveu o Curso de Formação Teatral, em parceria com prefeituras, para especialização de profissionais das artes cênicas galega.Em 2004 foi agregado ao Catálogo de Autores da Junta de Galícia e CDAEM- Centro de Documentação. Em 2006, abriu seu próprio Teatro, TAL-Teatro Arte Livrena cidade de Vigo, onde também funcionou a escola de Formação Teatral. Produziu as obras: Evita, Eva Perón, Lolas - musical proibido pelo nazismo, Dr. Jekyll e Mr. Hyde, As feiticeiras de Salem, O Inspetor Geral... Em 2010, inaugurou EL Produções Artísticas. Produzindo O Maior Gênio do Mundo, Um dia de Formiga, Lorca e as Flores de Vênus, Cinderela - A gata Borralheira – a comédia musicada e o clássico de Anton Tchekhov, A gaivota.

Curso de Teatro

Veja também DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Caravelas promove curso de capacitação para pescadores e marinheiros

Prefeitura de Caravelas promove curso de capacitação para pescadores e marinheiros

PRF recupera veículo e apreende documento falso em Eunápolis

PRF recupera veículo e apreende documento falso em Eunápolis

Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica do sul da Bahia

Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica do sul da Bahia

Morador de Alcobaça morre em acidente entre moto e animal próximo ao Posto Camaleão na BA 001

Morador de Alcobaça morre em acidente entre moto e animal próximo ao Posto Camaleão na BA 001

Últimas publicações