Portal Bahia Extremosul - Central de Notícias

publicado em 11/01/2017 às 15h29min

5 dicas de como alcançar seus objetivos

Como manter a motivação durante os 365 dias do ano e não desanimar para pôr seus planos em prática
compartilha nas redes sociais:
Andreia Rego

Com o começo do ano é normal ver as pessoas mais motivadas com os planos que fizeram durante o fim do ano passado. As festas de Réveillon são recheadas de novos objetivos e desejos de novas realizações para os próximos 365 dias. Porém é muito comum que, com o passar dos meses, toda essa motivação não continue e tantos planos que foram feitos com muito afinco, acabem caindo no esquecimento e não sejam concretizados.

Segundo a psicanalista e coach de desenvolvimento humano, Andreia Rego, muitas vezes a própria rotina da pessoa acaba afastando-a de seus objetivos. “Os diversos compromissos do dia a dia, as obrigações diárias, o cansaço e estresse do trabalho são alguns dos principais fatores que ocupam tanto a vida das pessoas, ofuscando boa parte de seus planos. O indivíduo passa a deixar tudo para depois e esse depois acaba nunca acontecendo”, diz.

De acordo com a especialista “a motivação é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes para o sucesso. Porém a principal dificuldade encontrada pelos indivíduos é a de manter-se motivado para concretizar seus planos. Conforme os dias vão passando e a animação e motivação iniciais vão diminuindo, fazendo com que a pessoa perca ímpeto para ação e permaneça sempre de braços cruzados”, afirma.

Confira abaixo, algumas dicas da psicanalista e coach de desenvolvimento humano Andreia Rego, para manter a motivação e não desanimar durante os 365 dias do ano:

1.Faça uma Lista

A psicanalista explica a importância de escrever e reescrever os planos num papel. “Nossos objetivos e planos ganham força quando os escrevemos e ficam ainda mais fortes sempre os reescrevemos ou aprimoramos. Entenda que cada vez que fazemos e refazemos essas listas é como se estivéssemos escrevendo nossa história antes mesmo que ela aconteça. Passamos a ter o poder de escrever e reescrever o roteiro da nossa vida e de ser a pessoa responsável por realizá-lo”, diz. 

2 . Crie um quadro dos sonhos

Uma ótima forma de dar aos nossos sonhos e objetivos a sensação de algo mais concreto é criando o quadro dos sonhos, como explica a coach de desenvolvimento humano. “O quadro dos sonhos é uma ferramenta visual que serve como estímulo e um guia para os objetivos definidos. Trata-se de uma representação visual dos objetivos, planos e recompensas que o indivíduo define como prioridade para serem atingidos. Além disso, essa ferramenta ativa a Lei da Atração, fazendo com que o indivíduo realmente interiorize os objetivos e os realize, trazendo o quadro para sua realidade”, explica.

3.Foque nos objetivos

De acordo com a especialista, um fator determinante na perda de motivação e abandono dos planos é a perda de foco. “O foco é uma arma poderosíssima quando é direcionado em favor dos nossos objetivos. O problema é que muitos indivíduos o perdem por estarem mais ocupados, sentindo medo do possível fracasso. Quando o receio de fracassar é maior do que o foco e a coragem para seguir em frente, isso se torna um grande empecilho para pôr os planos e objetivos em prática”, afirma.

4.Defina metas 

Andreia Rego explica a importância de definir para cada objetivo proposto, as metas e estratégias para atingi-lo. “Essa é a etapa que dá um pouco mais de trabalho, mas é tão importante quanto todas as outras. É preciso definir o passo a passo que será necessário para conseguir atingir a cada objetivo definido, da forma mais específica e detalhada possível. Afinal, se não forem definidos os passos específicos a serem dados, no fim das contas, o indivíduo não dará passo algum e o objetivo estará tão longe de acontecer quanto estava antes mesmo de ser definido”, ressalta.

5.Acompanhe as conquistas

Segundo a especialista, de nada adianta fazer muitos planos e não acompanhar o progresso de cada um deles. “Reserve alguns minutos por semana e dê uma olhada em sua lista e seu quadro dos sonhos, veja quais deles já foram realizados e o quão perto você está de realizar outros. Essa iniciativa é importantíssima para garantir que o indivíduo não se esqueça de seus planos e se mantenha no rumo certo, conseguindo, gradativamente, manter sua motivação durante os 365 dias do ano e conseguir atingir aos seus objetivos”, finaliza.

Objetivos metas

Veja também GERAL

BCS de Itinga comemora cinco anos de trabalhos sociais

BCS de Itinga comemora cinco anos de trabalhos sociais

Dia dos pais: 10 orientações para não se endividar

Dia dos pais: 10 orientações para não se endividar

Inscrições do Pronatec terminam nesta sexta-feira (18)

Inscrições do Pronatec terminam nesta sexta-feira (18)

Carro despenca de mais de 40 metros e ocupantes saem ilesos na BR 101

Carro despenca de mais de 40 metros e ocupantes saem ilesos na BR 101

Últimas publicações